CONTABILIDADE DE CUSTOS FAZ TODA DIFERENÇA PARA O SEU NEGÓCIO

Uma das regras para o bom empreendedor é conhecer os valores envolvidos na formação do preço final de um serviço ou produto. Para apurar tal informação, precisamos aplicar a chamada contabilidade de custos, que trata dos gastos ocorridos na produção de bens ou serviços. 

Em suma, são os registros contábeis das operações de produção da empresa, obtidos por meio das contas de custeio e que podem ser divididos em contabilidade de custos de serviços (gastos ocorridos na prestação de serviços) e contabilidade de custos industriais (gastos ocorridos na produção de produtos).

É por meio da contabilidade de custos que é feita a apuração dos custos dos produtos e/ou serviços vendidos. A partir dela conseguimos responder questões geradas na gestão da empresa: Qual é exatamente o valor que custa? O que estamos produzindo? Quais serviços estão sendo prestados? Qual é o valor e quais são as despesas envolvidas em seu processo produtivo ou na prestação de serviço?

A contabilidade de custos deve ser uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, em especial na formação do preço de venda da empresa. Com ela se faz a apuração detalhada dos valores do produto ou serviço que sua comercializa.

Ao conhecer profundamente os gastos diretos em sua operação, a empresa pode direcionar, gerenciar e analisar informações confiáveis para obter uma melhor posição da situação financeira do negócio.
Este processo está baseado em três funções básicas:

•  Apurar a lucratividade da operação, como também a rentabilidade do patrimônio ou do investimento.
•  Auxiliar o controle das operações e dos próprios custos, comparando a execução com padrões de orçamentos e valores.
•  Ajudar o planejamento e o processo decisório da sua gestão em questões como: produzir ou comprar? Investir ou desinvestir?

Devemos tratar a contabilidade de custos da nossa operação com muita atenção, pois nela está contida a grande mágica do rendimento saudável, da consequente realização do lucro operacional. Afinal, um bom controle da contabilidade de custos preserva a operação da empresa por muitos anos a fio. 

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.