CONHEÇA SEMPRE A CONTABILIDADE

Complementando o artigo que publicamos na terça-feira (13/09), faço os últimos comentários sobre a minha participação no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado na cidade de Fortaleza (CE), durante os dias 11 e 14 de setembro.

Neste evento recebi enormes contribuições e importantes informações que ampliaram meus conhecimentos, de ilustríssimos profissionais de diversas áreas de atuação, mas claro, a maioria ligada à área contábil, econômica e financeira.

Dentre eles alguns nomes que chamaram muito minha atenção, sendo um deles de muita expressão mundial, como é o caso:

  • De Andrew Fastow, ex-CFO da Enron, que descreveu em detalhes sua trajetória e envolvimento com o escândalo corporativo extremamente conhecido no meio econômico e contábil, que o levou para a prisão, e hoje é um dos mais renomados consultores empresariais.
     
  • E Adriana Albuquerque, ex-executiva da Ambev e atualmente considerada um dos grandes nomes em SUPERAÇÃO, mobilizando líderes e profissionais de todas as áreas da empresa a conquistarem objetivos desafiadores. Foi uma palestra motivacional extraordinária.

Dentre outros, mas algumas temáticas exibidas também chamaram muito a atenção, entre elas:

  • Inflação: reflexos na contabilidade.
  • Crescente importância da controladoria nas organizações.
  • Empreendedorismo e as contribuições do setor contábil para o desenvolvimento do Brasil.
  • Controle e transparência no combate a corrupção.
  • Normas Brasileiras e Internacionais e a Contabilidade para a PME.
  • Notas explicativas sem embromação.
  • Aspectos fiscais das normas contábeis do IFRS e do CPC.
  • Planejamento tributário como estratégia competitiva.

Enfim, dentre outros temas abordados, podemos notar que a amplitude de um evento como este leva o profissional de contabilidade a muitas reflexões, e consequentemente a absorver uma enormidade de conhecimentos.

A grande lição que trago desta passagem de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento cultural é que a contabilidade ultrapassou o limite se ser simplesmente débito e crédito, e eleva-se à condição de ferramenta essencial à evolução de todo o grande engajamento empreendedor de sucesso.

Esta ciência tem cada vez mais muitas particularidades a serem exploradas, e sobretudo, aplicadas no dia a dia das empresas, e no contemplar e refletir de seus executivos, diretores e empresários.

Todavia, a característica de quem busca o conhecimento é a construção de uma base sólida e incontestavelmente transparente de seu universo, ao ponto de como ele poder construir o mais alto e belo castelo, sem trazer risco de ruir.

Minha orientação a todos os empresários, cada vez mais, se norteia na busca incessante do conhecimento de seu segmento de atividade, mas que, paralelamente, se entreguem também aos conhecimentos da contabilidade, pois esta união lhes trará segurança e tranquilidade, recheando-os com muito sucesso em seus negócios.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.