BENDITAS CRISES

http://www.sinfac-sp.com.br/v2/userfiles/_1d22920d8937af55e770e9f96e80d8521313765878.jpg

Toda crise costuma deixar lições. A de 2008, por exemplo, mostrou o quanto as empresas que decidiram continuar investindo saíram melhor e mais rápido das dificuldades.  

Pouco tempo depois, eis o mundo de novo mergulhado em incertezas, desta vez com estopim não só nos Estados Unidos, mas também na Grécia, Espanha, Portugal e outras fortes economias europeias.

Boa oportunidade, sem dúvida, para exercitarmos a memória e lembrar o potencial dos momentos difíceis em gerar oportunidades, quase sempre até maiores do que os próprios riscos a eles inerentes.

Com um saldo de US$ 350 bilhões em conta corrente – superior ao existente na crise passada – o Brasil deve sofrer menos ainda agora, com excelentes condições de continuar se expandindo de uma forma geral.

Em segmentos específicos, como o da construção civil, evidências mais fortes ainda de que, se existe uma bolha entre nós, ela é de proteção contra influências negativas vindas de fora.

Mesmo  diante de todas essas evidências positivas, alguns setores estão sendo cautelosos, o que, convenhamos, não faz mal a ninguém. Há poucas semanas, por exemplo,  uma grande instituição financeira anunciou uma provisão da ordem de R$ 5 bilhões para possíveis perdas envolvendo as micro e pequenas empresas.

Para o factoring, que também vive um inegável momento de crescimento sustentável, reforça-se o surgimento de uma nova onda de boas possibilidades, a reboque de conquistas que incluem a maior confiança no fomento mercantil.   
Estabilidade brasileira à parte, muitas das empresas do nosso segmento também se beneficiam de seus próprios esforços em prestar serviços que não se encontram em outras opções de crédito existentes no mercado.

Sem falar nos efeitos trazidos pela melhoria de processos internos e a adoção de boas práticas de gestão, como a atenção dedicada à análise de crédito, um cuidado que precisa ser redobrado diante de cenários macroeconômicos turbulentos como o atual.

Por tudo isso, o SINFAC-SP sente-se, mais do que nunca, na obrigação de continuar exercendo o seu papel - agora de casa nova, própria e quitada - e prestando todo o apoio logístico e de informação necessário para que, realmente, o fomento mercantil paulista aproveite ao máximo o que de melhor possa haver em toda e qualquer conjuntura.
    
Luiz Carlos Casante, presidente do SINFAC-SP

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.