ATENÇÃO PARA A GESTÃO DE PESSOAS EM SUA EMPRESA

Toda empresa é constituída por pessoas, pelo menos a maioria delas. Por isso, é enganoso acreditar que aplicar grande soma de dinheiro em um produto ou serviço para oferecer ao cliente é melhor do que investir em quem realmente vai ajudar a alcançar o sucesso tão almejado – os colaboradores.

O departamento pessoal, o famoso DP, é o coração das empresas, quando tratamos de pessoas, pois todos os processos dos colaboradores passam por essa área.

A gestão de pessoas é responsável por administrar e gerir o capital humano nas empresas. Tem como função principal garantir e atender às necessidades dos funcionários, focando-se em identificar a capacidade de cada um em exercer atividades, direcionando-os aos cargos e às funções mais indicadas.

Sem este processo, o empresário certamente encontrará dificuldades para conduzir seu time, gerando conflitos internos e alta rotatividade, além de criar um desvio dos planos estratégico e de metas da empresa, reduzindo a lucratividade e a performance.

A gestão de pessoas tem funções importantes para sustentar o organismo de uma empresa. Os principais compromissos dela são:

- Construção, disseminação e sustentação da cultura organizacional.

- Buscar formas de aperfeiçoar todos os processos internos constantemente.

- Elaborar planos de desenvolvimento dos colaboradores.

- Incentivar a obtenção de conhecimento.

- Fortalecer a integração entre as áreas.

- Comunicação assertiva com os colaboradores.

- Recrutamento e seleção.

Todos têm personalidades, ambições e passados diferentes, mas tornar isso latente no ambiente profissional eleva os níveis de competição e exigência. A partir desta visão, a gestão de pessoas deve estruturar-se para exercer um papel muito importante, exercendo:

- Resolução de conflitos.

- Cuidar dos interesses dos funcionários.

- Estar atenta a quaisquer fatores que ameacem o desenvolvimento de tarefas.

- Garantir que todos estejam felizes e motivados dentro da organização, resultando no crescimento contínuo da mesma.

A gestão de pessoas em sua empresa é essencial para um bom andamento de sua operação, de forma tranquila e gerenciável.

Cinco pilares da gestão de pessoas:

- Motivação.

- Processo de comunicação.

- Trabalho em equipe.

- Conhecimento e competência.

- Treinamento e desenvolvimento.

A gestão de pessoas é essencial para o crescimento de qualquer organização. Valorizar o capital humano sempre foi um diferencial, levando empresas a crescer e evoluir.

As técnicas de gestão de pessoas têm resultados extremamente positivos, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, com ambientes de trabalho mais humanizados. É por aí que o sucesso começa.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais e consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário e mestrando em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI, é consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

(Publicado em 15/08/2019)

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.