ACOMPANHE OS SALDOS DO FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Todas as contas do FGTS são administradas pela CEF e facilmente consultadas em: www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts.

O extrato do FGTS pode ser acessado através da posse do Número de Identificação Social (NIS), na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, e usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.

O número do PIS/Pasep e a senha da Internet podem ser identificados por meio de confrontação cadastral ou com o uso da senha Cidadão, e assim, podemos verificar o detalhamento dos dados cadastrais e os lançamentos realizados na conta vinculada nos últimos seis meses.

Na tela do extrato do FGTS podemos consultar as contas vinculadas ao FGTS para o NIS(PIS/Pasep/NIT) informado, com as seguintes informações da conta:

- dados cadastrais do empregador;

- dados cadastrais do empregado;

- data da última atualização realizada no saldo;

- saldo;

- os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores.

No extrato completo, podemos obter todas as contas vinculadas do FGTS para o mesmo número de inscrição PIS/Pasep, ou seja, o saldo atualizado e todos os lançamentos das suas contas de FGTS desde o primeiro depósito.

Se o empregado precisar realizar uma atualização de endereço, como deverá fazer?

Este serviço de atualização cadastral pode ser acessado no site da Caixa Econômica Federal, garantindo que toda a correspondência encaminhada pela Caixa Econômica Federal sobre seu extrato de FGTS chegue em suas mãos, para que acompanhe os lançamentos realizados em sua conta FGTS.

Acompanhe os extratos do FGTS de seus empregados, auxiliando sua empresa a estar em dia com suas obrigações trabalhistas e sociais.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.