A Importância do líder nas empresas

Publicado em 20/01/2022
Por Marco Antonio Granado

 

A função do líder nas empresas é de substancial importância, sendo este o profissional que irá inspirar os liderados, monitorando-os para que juntos alcancem os objetivos determinados e necessários à empresa, motivando-os por intermédio de sua comunicação e habilidades aplicadas.

 

A produtividade das empresas depende diretamente da motivação de seus empregados ao exercer suas atividades profissionais, e desta forma, esta motivação é conceituada como a forma de comportamento humano no qual pode ser estimulado por razões e necessidades que são sentidas no consciente e inconscientemente.

 

Desta forma, é evidente que se faz necessário entender a importância dos estímulos que cada empregado necessita para manter-se motivado.

 

O líder sabe motivar seus empregados, utilizando suas estratégias e habilidades em conduzir o comportamento humano a favor da estrutura empresarial e de cada um dos empregados, ampliando sua produtividade e conhecimento, gerando satisfação mútua, desaguando em uma maior maximização operacional, e consequentemente maior rentabilidade para os negócios.

 

Liderar é prever as mudanças futuras, inclusive aquelas que ninguém enxerga, preparando seus liderados para enfrentá-las e supera-las.

 

Manter a motivação e a satisfação do empregado é uma enorme dificuldade, e assim, se faz necessário dominar sobre aquilo que provoca ao empregado o sentimento de bem estar.

 

Atitudes essenciais do líder em relação a seus liderados:

 

a) conectado as mudanças do mercado;
b) promover mudanças essenciais;
c) realizar planos e divulgá-los com antecedência;
d) motivá-los para executar seus planos e alcançar os resultados traçados;
e) incentivar trabalhos em equipe;
f) promover treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional;
g) integrá-los ampliando a cooperação entre eles;
h) definir claramente o que é prioridade;
i) realizar avaliações de desempenho, estabelecendo as metas de melhoria;
j) dar os feedbacks claros, positivos e/ou negativos;
k) aceitar sugestões e ideias;
l) pesquisar e entender o que eles esperam do seu líder;
m) entender o perfil de cada um deles;
n) ser um exemplo para eles;
o) agir sempre com equilíbrio;

 

Sabemos que o líder é um ser humano falível, portanto, infelizmente, pode cometer atitudes que não deveria realizar junto a seus liderados, e desta forma relacionamos abaixo algumas de suas atitudes que não deveria realizar:

 

a) assumir as obrigações que delegou a alguém;
b) criticar em público;
c) perder o equilíbrio emocional.
d) usar o poder do cargo para liderar;
e) tratar seus liderados como peças que podem ser substituídas;
f) envolver emocionalmente com seus liderados;
g) estipular metas inatingíveis;
h) ignorar a vida pessoal dos liderados;
i) esquecer de si, de sua família e de seus amigos.
j) abandonar seus sonhos.

 

Desta forma, fica evidente que todo líder tem uma enorme responsabilidade direcionada a seus liderados, ou seja, mais do que auxiliá-los quanto ao desenvolvimento de suas habilidades técnicas e profissionais, ultrapassando esta barreira, atendendo-os e ajudando-os também quanto a sua carreira profissional, bem como, em sua vida pessoal quando permitido.

 

Os líderes transformam seus liderados em profissionais e pessoas melhores, melhorando-os, promovendo então o crescimento de pessoas e o crescimento da empresa que atua.

 

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.