FECHAR

Imprimir
Publicado em 08/11/2016

PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO TIVERAM ANO POSITIVO

A avaliação foi feita pelo consultor jurídico do SINFAC-SP, Alexandre Fuchs das Neves, ao ministrar na última quinta-feira (03/11/2016), mais uma vez, a palestra “Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Formação do Manual”, treinamento obrigatório solicitado pelo COAF.

“Acho que, ao longo de 2016, o Sindicato colheu o que plantou nos anos anteriores. Nós temos tido gratas e boas surpresas ao ver empresas preocupadas, implantando seus manuais”, ponderou o advogado.

Muitas dessas factorings, segundo ele, mudaram diametralmente de compreensão, formataram e implantaram os seus manuais, e já estão fazendo suas auditorias.

O SINFAC-SP, no entender do advogado, tem sido o Sindicato que mais investe no assunto, e as empresas de São Paulo, não por acaso, são as que se demonstram mais conscientes e aplicando as regras.

Contudo, Fuchs ainda identifica uma resistência muito forte de alguns empresários do factoring a qualquer tipo de regra externa. “Ainda se usa muito a velha frase: no meu tempo de banco era assim”, exemplificou.

Outro mito que o especialista acha que precisa cair é a supervalorização da confirmação. “Ela é necessária, mas fazer a operação apenas em função disto, sem uma boa política do conheça o seu cliente e conheça o mercado dele é um erro gravíssimo”, conclui Fuchs.

Lição de casa

Justamente o desejo de fazer a coisa certa levou Maria Bernadete Ferreira Finamor a participar do treinamento. Ela é gerente da paulistana e recém-criada Credifiel. “Nós estamos montando a base, o alicerce, e queremos começar da forma correta”, explicou.

Já o diretor comercial da América Sul Factoring, de Ribeirão Preto, veio buscar atualização, pois já havia passado duas vezes pelo curso. “Sempre há coisas novas e a gente acaba abrindo um pouco a guarda”, justificou Paulo Basile, garantindo que vai atualizar o manual assim que chegar à sua empresa.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.