FECHAR

Imprimir
Publicado em 01/02/2018

SINFAC-SP ABRE AGENDA 2018 COM CURSO SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO

O SINFAC-SP promoverá no dia 21 de fevereiro (quarta-feira), das 9 às 18 horas, em sua sede, o curso “Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Formação do Manual”, com o consultor jurídico da entidade, Alexandre Fuchs das Neves.

Este treinamento obrigatório solicitado pelo COAF tem como objetivos capacitar, treinar e retreinar empresários e profissionais de todos os níveis, promovendo conhecimento básico para a formatação do “Manual em PLD/FT”, ferramenta importante para a boa gestão das empresas do setor de fomento comercial.

O curso também capacitará a turma para realizar análises e solucionar os problemas técnicos decorrentes da interpretação e aplicação da Resolução nº 21-COAF, de 20 de dezembro de 2012, ensinando-lhe a formular raciocínios técnicos e operacionais diante desse contexto.

“Outra característica deste treinamento será ensinar os participantes a avaliar a qualidade das informações prestadas ao COAF, verificando os padrões de conformidade. Afinal, o nosso setor ainda envia grande volume de informações desnecessárias ao órgão federal, problema para qual o SINFAC-SP continua alertando os empresários”, afirma Fuchs.

Além de ensinar como produzir o “Manual de PLD/FT”, o curso tem em seu conteúdo programático os seguintes tópicos: Conceito de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo; Crimes antecedentes: ênfase para a sonegação fiscal e formas de identificar; Conceito de “pessoa obrigada” – sistema de cooperação compulsória; Setores mais usados para lavagem de dinheiro; Como o factoring pode ser usado para lavagem de dinheiro – casos práticos; Conceito e função do COAF – Conselho de Controle das Atividades Financeiras; Informações recebidas de diversos setores; Formação do RIF - Relatório de Inteligência Financeira; Compliance – risco de reputação – conceito e comentários.

A programação inclui ainda Obrigações do setor – formação do Manual em PLD/FT; Cadastro e recadastramento anual no COAF – funções e responsabilidade; Cadastro de clientes e pessoas obrigadas; Classificação de risco dos clientes e operações; Controle e fiscalização de terceiros; Guarda, conservação e expurgo de documentos; Auditoria e controles; Prestação de informações (Conceito de operações automáticas e suspeitas; Detalhamento das operações suspeitas descritas pela Res. 21/2012; Forma de prestar as informações – avaliações de casos concretos feitas pelo COAF; AVEC: Averiguação Eletrônica de Conformidade – supervisão em bloco; Dúvidas, debates e encerramento.

Serviço
Curso:
 “Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Formação do Manual”.
Data / Horário: Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018, das 9 às 18 horas.
Carga horária: 8 horas.
Local / Endereço: SINFAC-SP (Rua Líbero Badaró, 425, conj. 183, 18º andar, Centro, São Paulo).
Informações: (11) 3105-0615 ou via e-mail: sinfacsp@sinfac-sp.com.br.
Inscrições: http://sinfacsp.com.br/evento/214

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.