FECHAR

Imprimir
Publicado em 29/06/2017

FRAUDADORES CADA VEZ MAIS CRIATIVOS

Ao ministrar ontem (28/06) na sede do SINFAC-SP mais uma palestra sobre “Medidas para Evitar Fraudes”, o consultor jurídico do Sindicato, Alexandre Fuchs das Neves, reiterou que a criatividade e a audácia dos fraudadores se ampliam a cada dia.

Prova disso, segundo ele, é que cerca de 20% do conteúdo de sua apresentação sobre o tema foram renovados num intervalo de apenas 60 dias. “Neste período, lamentavelmente, outras fraudes foram praticadas e entraram em nossa ‘prateleira de cases’, que mantém sempre em sigilo os dados”, explicou o advogado.

No entender de Fuchs, essa realidade realça a importância do treinamento extensivo à equipe inteira da factoring. “Não basta uma pessoa apenas ser treinada, todos precisam estar com os olhos bem atentos, conversando sobre o tema para que a empresa tenha uma reputação lá fora de ferrenha combatente das fraudes”, argumenta.

Por pensar de forma semelhante, Ralf Mordhorst (abaixo, à esq.), sócio da paulistana Atlântico Fomento Mercantil, veio se atualizar sobre o que pode ser melhorado em sua empresa. “A gente sempre aprende alguma coisa nova nesses eventos, além de recordar providências importantes a serem tomadas no dia a dia”, afirmou.

Com base no que viu na palestra, ele pretende fazer eventuais ajustes nas normas internas e tomar alguns cuidados extras com a confirmação de cedentes, até para analisar e selecionar melhor seus clientes.

“Em todas as fraudes em que nós caímos era tudo confirmado, parecia certinho demais, mas as notas eram canceladas depois que o dinheiro já havia saído”, ressalvou.

O empresário Luís Eduardo Salem (acima, à dir.), diretor da também paulistana Open Sea, participou de sua segunda palestra sobre o tema e achou que, novamente, ela agregou bastante.

“O Dr. Fuchs tenta alertar os participantes quanto ao fato de a lógica ser mais importante que aspetos protocolares como a confirmação. Afinal, a base de um bom trabalho preventivo está na informação”, observou. “É importante conhecer o mercado do cliente e ver se aquilo que está sendo proposto para em pé, ou seja, tem lógica”, concluiu.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.