FECHAR

Imprimir
Publicado em 21/09/2017

Coaf aprimora sistema contra lavagem (Valor Econômico)

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) recebeu quase 800 mil comunicações de operações suspeitas, incluindo retiradas de dinheiro em espécie, neste ano até agosto. Essa demanda fez com que o Coaf, junto com a Receita Federal, buscassem soluções tecnológicas para otimizar a análise das informações obtidas.

Segundo o diretor de inteligência financeira do Coaf, Antonio Carlos Ferreira de Sousa, há um esforço para aprimorar as ferramentas e a metodologia de trabalho utilizada nessas investigações. Assim, o sistema usado conseguiria prever se uma fraude está prestes a acontecer ou detectar se ela está acontecendo. O novo modelo de trabalho, segundo o diretor, deve ficar pronto entre 2019 e 2020.

"O Coaf hoje trabalha com essa abordagem muito linear. Estamos saindo desse modelo mais binário, de sim ou não", explica.

"Nossa comunicação com as instituições continua muito forte, mas vamos mudar a concepção de entrada de informações, repaginando essa lógica de captura de dados em parceria com os bancos e supervisores", completou.

O executivo explica que as informações que forem filtradas passarão por análises mais minuciosas, levando com consideração dados, exemplos de situações já ocorridas, expectativas de cenário e atividade econômica.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.