CURSO - ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS E PESSOAS - SEDE

26/10/2017 | 08 horas - 9H00 ÀS 18H00 | Encerrado

Docente

Ernani Desbesel

Ex-empresário do Setor de Fomento Mercantil

MBA em Gestão Estratégica de Factoring

Advogado Especialista na Prevenção de Riscos nas Empresas de Fomento Mercantil e Securitização

Administrador e Articulista no Portal do Factoring e no Portal do Fomento

Consultor de Empresas de Fomento Mercantil e Securitização (SPE e FIDC)

Auditor Certificado da ISO 31000:2009 – Gestão de Riscos

Professor da Academia de Crédito Serasa Experian

Programação

A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DE PROCESSOS LEVANDO EM CONTA O TAMANHO DAS EMPRESAS (VOLUME R$)

o  Em empresas pequenas uma ou poucas pessoas têm que fazer os mesmos processos que uma grande!

o  A qualidade dos processos não deve ser influenciada pelo tamanho da empresa!

o  O “efeito sanfona” nas empresas do setor e seus benefícios.

A DIVISÃO RACIONAL E ADEQUADA DOS PROCESSOS INTERNOS E EXTERNOS – ORGANIZANDO A EMPRESA

ÁREA DE PROCESSOS ESTRATÉGICOS

§  PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ESTRATÉGICOS

o    A função de diretor

o    A função do gerente-geral e de riscos

o    A função de gerente de área (quantas houver)

o    O planejamento da empresa (foco, volume, estratégias, etc)

o    O planejamento do trabalho por ciclos de tempo (anual, mensal e diário)

o    Definindo metas e controles

o    Definindo a equipe de colaboradores

§  Quantidade - excesso ou falta (consequências)

§  Qualidade - conhecimento e preparo

§  Definindo as funções principais da empresa

·           A delegação de autoridade e de responsabilidades

·           O organograma da empresa

§  A convivência entre pessoas e entre as áreas da empresa – o espírito de equipe

o    O comitê de gestão de riscos da empresa

ÁREAS DE PROCESSOS FINALÍSTICOS

§  PROCESSOS COMERCIAIS

o    A prospecção de novos cedentes

o    A manutenção dos cedentes da empresa

o    Quais processos internos da empresa o comercial deve participar e como isso deve ocorrer

§  PROCESSOS CADASTRAIS E DE CRÉDITO

o    O cadastro e avaliação dos cedentes

§   O fluxograma de análise de prospects

§   As fontes de informações – Públicas e Privadas

§   As documentações para o coaf e “para empresa”

§   Os C's do crédito e a ordem de relevância de cada um (para sacados e cedentes)

§   As garantias adequadas e possíveis – segurança x burocracia

§   A classificação de cedentes e a sua utilização nos processos da empresa

§   Os limites concentrações e eventuais tranches dos cedentes (espécie, valor e tempo)

§   A elaboração e fechamento do contrato de fomento ou de securitização (spe e fidc)

o    Avaliação de sacados

§   As fontes de informações - Informações internas e externas

§   Limites adequados

o    A avaliação conjunta de sacado e cedente

o    O que levar em conta para decidir uma operação

o    As alçadas decisórias e o comitê de crédito

§  PROCESSOS OPERACIONAIS

o    O contato com o cedente

o    A recepção de operações

o    O tratamento das operações

o    A finalização das operações

§  PROCESSOS FINANCEIROS

o    A atualização bancária (saldos e cobrança)

o    O pagamento das operações

o    Contas a pagar e a receber

o    Fechamentos de caixa

§  PROCESSOS DE COBRANÇA

o    O contato com o sacado

o    O atendimento das solicitações do cedente e do sacado - manutenção

o    O protesto

o    O processo de negociação com o sacado e com o cedente

§  PROCESSOS DE CONTROLADORIA DE LASTRO

o    Notificações

o    Confirmações

o    Conferência e arquivamento dos documentos – aditivos e recebíveis

o    Acompanhamento pagamento - praças

ÁREAS DE PROCESSOS DE APOIO (OS PRINCIPAIS)

§  PROCESSOS DE TI

o    Hardware

o    Software

§  PROCESSOS JURÍDICOS         

o    Extrajudiciais

o    Judiciais

§  PROCESSOS CONTÁBEIS

o    Integração contábil

o    Conferências internas

Local

SEDE SINFAC-SP

Rua Líbero Badaró, 425 – conj. 183 – 18º andar - Centro

São Paulo - SP

Objetivo

O programa oferece aos participantes do curso uma visão ampla, baseada em experiências no setor, sobre a organização de processos, pessoas, funções, atividades e responsabilidades. Influenciar positivamente na profissionalização das empresas do setor, permitindo que os participantes do curso ajustem seus processos internos e externos conforme o tamanho de sua empresa, bem como possibilitar a troca de ideias e experiências entre os participantes.

A quem se destina

O curso é de nível Gerencial e Estratégico, sendo dirigido a sócios, gerentes, rh, administradores, investidores e colaboradores das empresas de Fomento Mercantil que pretendam aprimorar e atualizar seus conhecimentos sobre a gestão das empresas destes setores e/ou incrementarem sua carreira nestas empresas.

Informações Adicionais

  1. Os cursos e palestras são oferecidos gratuitamente aos associados do SINFAC-SP. Consulte as condições de associação
  2. Preencha o formulário de pré-inscrição.
  3. Após preenchimento da ficha de pré-inscrição, aguarde a confirmação de sua inscrição por e-mail, até 3 (três) dias úteis antes de seu início.
  4. Em caso de não recebimento do e-mail de confirmação, favor entrar em contato com o SINFAC-SP (11) 3105-0615.
  5. Reservamo-nos o direito de reprogramar ou suspender esta palestra, caso não atinja o número mínimo de participantes necessários à sua realização.
  6. Solicitamos que o cancelamento da participação na palestra seja informado com até 48 horas de antecedência. O não comparecimento impossibilitará a empresa de enviar representantes no próximo evento oferecido.

Informações: (11) 3105-0615 ou pelo e-mail: eventos@sinfac-sp .com.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Inscrições Encerradas

Video institucional

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.