VANTAGENS E DESVANTAGENS DA SECURITIZAÇÃO

Na prática, a securitização é um agrupamento de vários títulos de ativos financeiros, tais como faturas emitidas e ainda não pagas, dívidas referentes a empréstimos, duplicatas, cheques, notas promissórias, dentre outros, convertidos em títulos lastreáveis e negociáveis entre instituições financeiras.

Estes títulos abarcam também o mercado de capitais, sendo distribuídos para vários investidores, ou seja, transformando ativos não totalmente líquidos em títulos mobiliários líquidos, transferindo os riscos para seus compradores e investidores.

Os títulos se transformam em um compromisso de pagamento futuro para seu adquirente, que deverá receber seu valor principal e juros, com base em um fluxo de caixa oriundo da carteira dos ativos selecionados.

Podem também ser adquiridos diretamente por bancos, distribuidoras de valores ou fundos de investimento, rentabilizando o capital investido pelo comprador, que poderá cobrar todas as dívidas que compõem o título, isentando a securitizadora e qualquer intermediário, de qualquer ônus.

Vantagens da securitização

- Os compradores e investidores assumem o risco de perda da aquisição de seus títulos, portanto, se os títulos adquiridos não forem saudáveis, ou seja, com pouca condição para gerar fluxo de caixa para remunerar seu investidor, o investidor assumirá esta perda financeira. Podemos afirmar ser uma vantagem para o cedente.

- A transformação de títulos não líquidos em títulos líquidos, sendo possível sua aquisição por vários investidores nominativamente, como também a capacidade de distribuição destes títulos dentro de um vasto mercado.

- O mutuário tem a possibilidade de ver sua hipoteca negociada dentro de todo o mercado financeiro.

- Permite gerir o balanço, controlando sua inflação se for considerada excessiva. De fato, através do reembolso da carteira de crédito, um cedente libera fundos, e pode aumentar a sua atividade ou gerar novos ativos, mantendo o seu balanço num nível controlado, para os ativos saírem de seu balanço.

- A operação de emissão de títulos negociáveis representativos de créditos detidos por uma instituição financeira, cuja propriedade é assim transferida para os adquirentes dos títulos, somente respondem a necessidade de retirar o valor de seu investimento, conforme contratado.

- Os compradores e investidores têm a possibilidade de transferir suas ações a qualquer tempo, possibilitando realizar seus ganhos de capital quando desejarem.

- Classificação de risco baseada em estudos e em análises sobre a qualidade do ativo do investiimento, que será realizado por agência especializada.

Desvantagens da securitização

- Custo da operação.

- Complexidade do procedimento.

- As despesas importantes durante uma primeira operação tendem a diminuir sensivelmente para as operações seguintes.

- Os investidores transferem para si o risco do investimento.

- Leva à diminuição dos padrões de empréstimo por parte dos bancos.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.