SUA EMPRESA NA TEMPESTADE – FINAL

Não podemos jamais deixar de lembrar que “na crise é que surgem as maiores e melhores oportunidades de negócios e crescimento, basta recebê-los”. Nelas as empresas se reestruturam e se reorganizam, alterando focos e determinando novas metas.

A disciplina em seus controles financeiros e contábeis, ainda é a grande e poderosa arma para que neste momento de insegurança e com muitas turbulências, consigamos chegar a um porto seguro.

O aprimoramento em suas demonstrações financeiras e contábeis se faz necessário, otimizando a busca de informações serenas e reais, que nos referenciam para o nosso objetivo, e vencer mais este desafio.

Então, vamos seguir o nosso raciocínio, em continuidade ao artigo da semana passada, agora temos que nos posicionar quanto aos gastos operacionais, as despesas com pessoal, seus encargos sociais, dentre outros.

Temos que determinar, do ponto de equilíbrio destes gastos, se eles estão diretamente ligados à operação, e seu acompanhamento é fundamental.

A primeira providência é que aloquemos por departamento, o famoso centro de custos, ou seja, separar todas as despesas realizadas, pelo local ou departamento que o gastou, e assim, teremos o total despesas gastas, alocada em seu devido responsável.

Para se realizar esta operação confesso, é trabalhosa, mas é importante, esta informação bem alocada e bem construída podemos perceber as variações existentes e suas distorções, e corrigi-las, reduzindo gastos desnecessários, alterando algumas operações, minimizando as despesas, ou seja, partimos de um bom controle, segregamos estas informações e temos um horizonte cada vez mais nítido de nossos gastos, reduzindo-os de forma consciente e coerente cada vez mais.

Podemos também tocar no assunto das vendas, o quanto devemos estimular nossa equipe comercial, que deve estar na frente de batalha, utilizando as mais variadas técnicas licitas e éticas, a fim de, trazer a ampliação dos negócios já existentes, como a sua ampliação.

E evidentemente, não podemos jamais deixar de cuidar de nosso produto, seja ele o que for, sempre deve ser renovado e aprimorado, surpreendendo nosso cliente a todo tempo, fazendo do cliente o mais importante, afinal, “sem o cliente não vivemos”.

Mas a mensagem que deixo neste artigo, é que sem controles bem estruturados e corretos, não é capaz de se administrar e levar uma empresa ao sucesso, e sem o senso de direção e muita criatividade, não há horizonte que se imagine alcançar.

Mas com muita determinação e luta, é possível vencer, portanto: “NUNCA DESISTAM DE SEUS SONHOS”, mesmo que em um momento de crise.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

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