PLANO DE CONTAS PARA AS FACTORINGS

O que é um plano de contas contábil? É a base, a espinha dorsal da contabilidade, um dos primeiros trabalhos a ser realizado pelo profissional desta área, ou seja, sua eterna ferramenta de trabalho.

Possui uma estrutura de contas contábeis que atende à necessidade dos registros de todas as operações, atos e fatos incorridos, de uma entidade, organização ou empresa, durante um determinado período previamente definido, em consonância com a necessidade da apuração das informações financeiras e econômicas.

O plano de contas contábil é organizado por níveis e subníveis, chamados de analíticas e sintéticas, de acordo com a legislação vigente, acompanhando suas mudanças e necessidades.

Contém grupos de contas contábeis: Ativo, Passivo e de Resultado. 

- Ativo - registrando todos os “bens” e “direitos” existentes, subdividido em Ativo Circulante e Não Circulante.  

- Passivo - registrando todos os “deveres” da empresa, subdividido em Passivo Circulante e Passivo Não Circulante, temos neste grupo o acréscimo das contas do “Patrimônio Líquido”, onde localizamos o “Capital Social”, as “Reservas”, os “Lucros” e “Prejuízos”. 

Este poderosíssimo instrumento é a base referencial para a classificação das informações contábeis, por meio do qual obtemos os tão famosos e queridos balancetes e balanços, e suas respectivas demonstrações de resultados.

Importante: quanto mais detalhado e completo for, melhores serão as informações fornecidas. 

Sua estrutura, se descrita de forma didática e simples, sem um aprofundamento maior, está delineada em contas do Ativo, do Passivo e as do Resultado.

Esta poderosíssima ferramenta de trabalho contábil é a base referencial para a classificação das informações contábeis. Com sua estrutura de contas obtemos os balancetes e balanços e suas respectivas demonstrações de resultados.

É de suma importância a confecção do plano de contas, em consonância com a necessidade das informações definidas pelo empresário e por suas estruturas operacionais internas.

Quanto mais detalhado for o plano de contas, mais fácil será sua interpretação, auxiliando com valorosas rubricas.

Após a aprovação de um balancete ou de um balanço, a contabilidade terá gerado ao empresário uma ferramenta de grande poder de gerenciamento e informações.

Desafio a todos que conheçam seu plano de contas, peçam para o contador uma cópia e o leiam atentamente, buscando enxergar sua empresa nele. Paralelamente, peça seu último balanço ou balancete. Tenho certeza que ao se debruçarem sobre ambos, entenderão a importância de um bom plano de contas.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.